sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exxótica - Biografia e Discografia





História

2001

O Exxótica foi fundado em 2001 por Daniel Iasbeck (vocal e guitarra) e pelo “Reverendo” Marcelo Rossi (Vocal e Baixo). A idéia era montar uma banda que fizesse rock em português com boas letras e um visual mais impactante do que qualquer outra banda brasileira. No final do ano, após alguns shows, entram em estúdio para gravar seu primeiro disco, ainda com o baterista original, Leonardo Tomazelli. Porém, esse último é imediatamente substituído pelo misterioso baterista Espectro, cuja identidade nunca é revelada ao público.



2002

Com apenas um ano de estrada, o Exxótica lança seu primeiro CD, intitulado “Estranhos no Ninho”. Com este trabalho a banda obtém excelentes resenhas em revistas, jornais e participa de programas de TV independentes, incluindo sua primeira aparição na MTV no programa do João Gordo. São filmados os primeiros vídeo-clipes para as músicas "Gato Preto"e "Estranhos no Ninho".

2003

A banda faz muitos shows e lança um EP intitulado “O CD Mais Barato do Mundo” que devido a seu preço popular (R$ 1,99), vendeu uma enorme quantidade em pouquíssimo tempo, deixando vários registros da banda em cada cidade que passou. Contendo 4 músicas extraídas do primeiro disco, a invenção conquistou muitos curiosos que compravam o CD sem pensar duas vezes. Em novembro, entram em estúdio para iniciar as gravações de seu segundo álbum.

2004

Com a adição de um novo integrante, Bóris "O Louco" (guitarra base) o CD “Capítulo II” é lançado em julho no Centro Cultural São Paulo, que teve sua lotação máxima no dia. A recepção do tão esperado álbum pelos fãs do Exxótica não poderia ser melhor. De cara vendeu três vezes mais do que o primeiro CD, comprovando o enorme crescimento da banda.

2005

A primeira e única banda no mundo a lançar um DVD com todos os videoclipes para todas as músicas de um único CD. É isso mesmo! O DVD duplo do Exxótica, “Ao vivo, ao morto e a cores!” é o primeiro e único DVD no mundo que traz todos os clipes para as músicas de um único CD “Capítulo II”. Resultado de muito trabalho da própria banda, o DVD traz, além dos clipes, um show na íntegra, takes de vários outros shows da banda realizados em 2004, na capital e interior do estado de São Paulo, uma vídeo-aula de guitarra com Daniel Iasbeck, "Exxtras" e mais 3 clipes do primeiro CD, “Estranhos no ninho”.

No meio do ano, Bóris "O Louco" deixa o grupo, que dá continuidade aos trabalhos como um trio novamente.

Ainda em 2005, a banda é convidada pelo cartunista Marcio Baraldi para fazer a trilha sonora do game “Roko Loko no Castelo de Ratozinger”. Ainda nesta parceria com Márcio Baraldi, o CD “Capítulo II” sai na integra, juntamente com o jogo “Roko Loko no castelo de Ratozinger”, na revista MP3 Magazine. Após um ano muito produtivo, com recorde de shows na carreira da banda, o Exxótica entra em estúdio em outubro para preparar mais um lançamento ousado para o ano que vem a seguir.

2006

Mais uma vez o Exxótica inova e lança, pela primeira vez na história do rock brasileiro, dois CDs ao mesmo tempo: “III” e “IV”, com capas desenhadas por Mozart Couto (Marvel). A banda dá inicio a sua nova turnê para divulgar os novos CDs.

É fundado o primeiro fã clube oficial, “Estranhos no Ninho”.

Um novo membro é integrado ao grupo: Fábio Hoffmann na guitarra base. Faz sua estréia em um show realizado no auditório da famosa escola de música EM&T. Esse evento é filmado e gravado para um novo lançamento em DVD.

A banda é convidada para tocar no Prêmio Dynamite do Dia do Rock, sendo que na premiação é indicada ao SHOW DO ANO juntamente com Titãs, Charlie Brown Jr., Cachorro Grande e Nação Zumbi.

A banda volta a MTV para uma apresentação no programa Gordo Freak Show.

O CD “Capítulo II” e o jogo “Roko Loko no castelo de Ratozinger”, que saíram na revista MP3 Magazine, são premiados pela Editora Escala com um certificado de “disco de ouro”, por ter sido a primeira edição da revista esgotada, com vendagem de 54 mil cópias.

O Exxótica ousa novamente e lança sua primeira coletânea, batizada de “Arquivo”. Disponível no site oficial www.exxotica.com.br, para download, a coletânea conta com doze músicas, sendo duas gravações exclusivas.

Devido ao grande sucesso da parceria com a MP3 Magazine, os CDs “III” e “IV” são lançados na revista com tiragem de 50 mil cópias e distribuição nacional.

2007

O DVD “Exxótica em Ação”, com show na integra realizado na EM&T em 2006, é lançado, sendo muito elogiado pelos fãs.

A banda participa de alguns grandes festivais e é convidada para um show no KISS FEST com show de encerramento de Bruce Kullick. Em todos estes grandes shows a banda ficou impressionada com suas vendas, pois todo o merchanding se esgotou.

OS CDs “III” e “IV” atingem 51.000 cópias vendidas com a MP3 Magazine e serão entregues os discos de ouro em homenagem no Centro Cultural São Paulo no dia 7 de junho de 2007.

A banda lança a versão em CD da coletânea Arquivo, com a adição de duas músicas inéditas, fazendo deste o quinto CD em sua discografia oficial.

Continuando a parceria com a Revista MP3 Magazine o álbum “Capítulo II” chega a 100.000 cópias vendidas e recebe da editora um “duplo disco de ouro”. E devido a parceria com várias revistas de game, o jogo “Roko Loko no Castelo do Ratozinger” atinge 400.000 cópias, atingindo “disco de platina tripla”. No dia 7 de outubro a banda celebra, juntamente com Márcio Baraldi a premiação dos trabalhos.

2008

Após um breve intervalo para reformulações internas, Fábio Hoffmann deixa o grupo, que resolve, mais uma vez, seguir como um trio.

Começam as preparações para um novo disco, a ser lançado no meio do ano.

No dia 19/06 é lançado o novo disco, "Jogos de Azar - 6ª rodada" na tradicional casa de shows "Manifesto". As primeiras cópias do CD vem com uma faixa bônus, além das 14 regulares.

Nos dias 07/11 e 09/11 acontece o lançamento do novo DVD “Exxótica em Reação”, que mostra a banda em duas apresentações na sua formação original, em trio.

2009

Fábio Hoffmann volta para o grupo e o Exxótica prepara um novo cd.

Download da Discografia

Álbuns de Estúdio


Álbuns Ao Vivo

Compilações

Nenhum comentário:

Postar um comentário